Rolinho de filme e revelação de fotografia parecem termos muito distantes com a era digital. A fotografia analógica ficou para trás. Ou não?
Kamilla Castro por Delight~ |
A fotografia foi criada por volta do século XIII e disseminada através da marca Kodak que vendia suas câmeras como slogan “Você aperta o botão e a gente faz o resto”. Essa facilidade tornou o processo, de muita técnica e conhecimento, em um apenas clique. Mas a acessibilidade da fotografia veio através da digitalização. Gastos com filmes e revelação deram espaço para infinidade de fotografias no universo digital. Nessa mudança perdeu-se a expectativa e o cuidado em cada clique.
Para os nostálgicos a fotografia analógica não é só peça de museu. Sentir aquele entusiasmo ao esperar o filme ser revelado é inestimável. Por isso, em plena segunda década do século XXI, o estudante de Design, Felipe Saraiva comprou uma câmera analógica usada. A saudade dos sistemas analógicos e a forma como a fotografia era capturada criaram e resgataram tendências.
As cores da Lomografia
A Lomografia é um fenômeno cultivado há muito tempo e permanece em evidência no mundo da fotografia. Através de um sistema automático analógico, de alta sensibilidade, essas câmeras são capazem de registar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. Os itens utilizados junto com as lomos são os destaques dessa tendência. As diversas obturações em uma mesma câmera, os filtros coloridos e, principalmente, a presença de lentes de plástico que produzem efeitos artísticos. As Lomos possibilitam uma mistura de arte e fotografia que conquistou seguidores em todo o mundo. Sites especializados, como o Lomography, reunem tudo o que os apaixonados por esse universo têm interesse.
O Instagram e a relação com o analógico
O aplicativo gratuito de dispositivos móveis, Instagram tem uma grande ligação com o análogico. Apesar de ser digital ele possibilita a utilização de filtros e efeitos que deixam ares retrôs na fotografia. O resgate do estilo da imagem antiga é aliado a grande vantagem da fotografia moderna. Poder armazenar facilmente e, principalmente, poder ser compartilhada imediatamente com seus amigos, através do aplicativo e em redes sociais como Twitter, Facebook, Tumblr, entre outras. “Além de ser um excelente aplicativo para adicionar filtros às fotos, o Instagram é uma rede social onde pessoas podem compartilhar imagens que vêem no seu dia-a-dia ou de coisas e pessoas que gostam e por isso passa a ser um produtor de conteúdo exclusivo”, afirma o estudante de publicidade e propaganda, Jacson Silveira. Assim como o futuro comunicador, Felipe Saraiva também usa o aplicativo.
***Conteúdo produzido para a revista eletrônica Panqueca Virtual do Componente Curricular Produção Multimídia II do Curso de Comunicação Social da Unijuí.
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