quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Ontem estava lendo o blog do Vitamina Publicitária e me identifiquei pra caramba, como analista de mídias sociais, com a temática abordada: "Monotemáticos e panfletagem de trabalho" e cá estou para compartilhar e saber o que vocês acham desse assunto tão controverso.

Gerenciamento e análise de mídias sociais é um mercado novo e em expansão. As estratégias e diretrizes para tornar o seu negócio um sucesso de interação, ainda tem alguns mistérios, pelo o menos da minha parte. Novata na área com apenas um ano nesse ambiente digital e pra você que como essa que vos fala, tem suas dúvidas do que vai ou não funcionar, e pra isso, devemos trabalhar a humildade de assumir que não sabemos de tudo. Não é vergonha pedir auxílio de quem estudou e sabe mais que nós, procurar o que já foi feito e resultados bacanas de quem trabalha na área. É um canto novo e para alcançar resultados, é bacana ter com quem contar, né verdade?

O mal de boa parte dos clientes é por que quando nós olham sentados naqueles cubículos fuçando fotos para as postagens, "bulindo" no facebook, parece fácil, brincadeira de criança e fica aquela pergunta: "Por que pagar por algo que eu mesmo posso fazer?"

Vejo inúmeros exemplos de redes mal cuidadas por aí. Kibe de matéria ou postagem, compartilhamento de conteúdo irrelevante e que não faz parte do universo do cliente, muito panfleto institucional buscando vender produtos e serviços e não deixo de pensar... Se panfleto não dá certo nem ao vivo, por que funcionaria em um ambiente onde vamos nos refugiar de nossas correrias diárias?
Ambiente virtual não é só loja e vendas (pode até ser, mas não fica limitado a isso), mas um espaço para trabalhar o relacionamento com o cliente. Quem são eles? Onde estão? Do que gostam? Levantar informações relevantes sobre o universo dessas pessoas que podem tornar o conteúdo mais atraente e promover maior interação. 


O cliente não entende. Quer resultados. Quer mais amigos. Quer mais curtidor. Quer mais comentários. E a relação com o público dele é secundário. Se o cliente não liga para o que seus consumidores e prospects querem... Por que o público se mobilizaria para interagir com as postagens? É uma via de duas mãos. Não adianta nada ter várias postagens todos os dias com o conteúdo monótono, institucional e de venda de produtos, se as pessoas passam os olhos pelas postagens e rapidamente saem da sua página.


O público quer ser querido, amado e lembrado. Como disse o Blog Vitamina Publicitária:

"Tente pensar nisso como um happy hour da sua empresa. Se você só fala de trabalho…


Cuidado para não acabar falando sozinho ;D"

Ainda digo mais... Copiar ou gerar conteúdo que não tem nada a ver com o segmento em que atua, não ter disciplina para manter-se dentro de uma programação é receita certa para o fracasso. Enfim, pessoas, conversem, troquem ideias e palpites. Sou toda ombros e ouvidos ;)

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