Ontem estava lendo o blog do Vitamina Publicitária e me identifiquei pra caramba, como analista de mídias sociais, com a temática abordada: "Monotemáticos e panfletagem de trabalho" e cá estou para compartilhar e saber o que vocês acham desse assunto tão controverso.
Gerenciamento e análise de mídias sociais é um mercado novo e em expansão. As estratégias e diretrizes para tornar o seu negócio um sucesso de interação, ainda tem alguns mistérios, pelo o menos da minha parte. Novata na área com apenas um ano nesse ambiente digital e pra você que como essa que vos fala, tem suas dúvidas do que vai ou não funcionar, e pra isso, devemos trabalhar a humildade de assumir que não sabemos de tudo. Não é vergonha pedir auxílio de quem estudou e sabe mais que nós, procurar o que já foi feito e resultados bacanas de quem trabalha na área. É um canto novo e para alcançar resultados, é bacana ter com quem contar, né verdade?
O mal de boa parte dos clientes é por que quando nós olham sentados naqueles cubículos fuçando fotos para as postagens, "bulindo" no facebook, parece fácil, brincadeira de criança e fica aquela pergunta: "Por que pagar por algo que eu mesmo posso fazer?"
Vejo inúmeros exemplos de redes mal cuidadas por aí. Kibe de matéria ou postagem, compartilhamento de conteúdo irrelevante e que não faz parte do universo do cliente, muito panfleto institucional buscando vender produtos e serviços e não deixo de pensar... Se panfleto não dá certo nem ao vivo, por que funcionaria em um ambiente onde vamos nos refugiar de nossas correrias diárias?
Vejo inúmeros exemplos de redes mal cuidadas por aí. Kibe de matéria ou postagem, compartilhamento de conteúdo irrelevante e que não faz parte do universo do cliente, muito panfleto institucional buscando vender produtos e serviços e não deixo de pensar... Se panfleto não dá certo nem ao vivo, por que funcionaria em um ambiente onde vamos nos refugiar de nossas correrias diárias?
Ambiente virtual não é só loja e vendas (pode até ser, mas não fica limitado a isso), mas um espaço para trabalhar o relacionamento com o cliente. Quem são eles? Onde estão? Do que gostam? Levantar informações relevantes sobre o universo dessas pessoas que podem tornar o conteúdo mais atraente e promover maior interação.
O cliente não entende. Quer resultados. Quer mais amigos. Quer mais curtidor. Quer mais comentários. E a relação com o público dele é secundário. Se o cliente não liga para o que seus consumidores e prospects querem... Por que o público se mobilizaria para interagir com as postagens? É uma via de duas mãos. Não adianta nada ter várias postagens todos os dias com o conteúdo monótono, institucional e de venda de produtos, se as pessoas passam os olhos pelas postagens e rapidamente saem da sua página.
O público quer ser querido, amado e lembrado. Como disse o Blog Vitamina Publicitária:
"Tente pensar nisso como um happy hour da sua empresa. Se você só fala de trabalho…
http://comoeumesintoquando.tumblr.com/post/31399481458/as-pessoas-no-happy-hour-so-falam-de-trabalho
Cuidado para não acabar falando sozinho ;D"
Ainda digo mais... Copiar ou gerar conteúdo que não tem nada a ver com o segmento em que atua, não ter disciplina para manter-se dentro de uma programação é receita certa para o fracasso. Enfim, pessoas, conversem, troquem ideias e palpites. Sou toda ombros e ouvidos ;)
Ainda digo mais... Copiar ou gerar conteúdo que não tem nada a ver com o segmento em que atua, não ter disciplina para manter-se dentro de uma programação é receita certa para o fracasso. Enfim, pessoas, conversem, troquem ideias e palpites. Sou toda ombros e ouvidos ;)
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