Participar de um evento que aborda as mídias sociais como espinha dorsal vai muito além de fazer a inscrição, pagar o boleto (quando não gratuito), pegar o crachá e se entupir dos mais variados brindes. Por qual motivo você realmente quer participar de um encontro sobre mídias sociais e marketing digita? Se a sua ideia é apenas parecer descolado, saiba que isso já não traz tanto brilho aos olhos dos profissionais e clientes como acontecia um tempo atrás.
Há 3 níveis básicos facilmente identificáveis em um evento sobre redes sociais. O primeiro deles trata-se dos iniciantes, aqueles curiosos que não possuem a mínima noção do assunto ou que têm tão pouca familiaridade com o tema (não sabem o que é like, Foursquare ou Tumblr) que decidiram investir um pouco para conseguirem uma aproximação maior com esse mercado. Apesar das perguntas aparentemente simples, nunca é demais lembrar que nenhum profissional nasce sabendo e que há uma migração tão forte em curso que não é de se estranhar observar os mais variados tipos de profissionais vindo para esse nosso setor.
O segundo nível já são os profissionais propriamente ditos. Isso engloba desde estudantes até donos de agências. Esse segundo ponto é tão amplo e complexo que as ramificações são infinitas, mas traz como base um conhecimento prévio sobre o assunto. Nessa camada estão os profissionais que trabalham diariamente com essas ferramentas, ganham dinheiro com isso e, principalmente, até conseguem dar pitacos sobre os seus usos e afins. É uma camada bem densa, já que muitas vezes profissionais experientes e inexperientes não se dão muito bem. Muitas vezes o ego fala mais alto.
Já no terceiro nível temos os indivíduos “invisíveis”. Profissionais altamente gabaritados que percorrem os corredores dos eventos atrás de novas parcerias comercias, fecham contratos entre um gole d’água e um salgadinho e conseguem criar bons laços com a simples troca de cartões de visitas. Sim, os bons e velhos cartões de visitas. Os melhores e maiores eventos sobre digital ainda funcionam com cartões de visitas. Isso é bom, porque prova que apesar de sermos 2.0, há ainda um espaço essencial para a conversa olho no olho.
Não importa muito em qual nível você esteja inserido. Se você é novo na área, vá pelo evento em si. Se já tem experiência, vá pelo network, pelas pessoas. Se tem em vista a realização de negócios, vá pelo evento e pelas pessoas. Se você está fora dos grandes centros, saiba que muitos eventos estão sendo construídos em cidades muitas vezes afastadas da capital. A pegada é a mesma: trocar conhecimento. Onde isso é feito não importa muito.
Com informações de Blogmidia8
Foto: By @milakdc no evento #euqconectar
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