sexta-feira, 30 de novembro de 2012




1) Seja criterioso com as fotos (principalmente a do perfil)

Por mais que seja possível limitar o acesso aos seus dados no Facebook, a foto do perfil sempre estará lá – disponível para todos (de chefes a futuros empregadores). Por isso, de acordo com o especialista, atenção redobrada na hora de escolher a imagem que representa quem você é em qualquer rede social.

Isso não significa, é claro, que você tenha que adotar uma pose para lá de formal e sisuda em seus perfis pessoais – e totalmente descolada de quem você é, na prática. Mas, segundo o especialista, a dica é não cometer exageros e sempre ter em mente quais efeitos aquela imagem traria para a sua reputação profissional.


2) Não fale mal da empresa, do chefe ou de colegas

A tentação para fazer do seu perfil um verdadeiro muro de lamentações pode até ser imensa. E ficar mais aguçada quando as coisas no escritório não estiverem indo tão bem. Mas, controle-se. No melhor dos cenários, um post mal colocado pode render uma demissão por justa causa. E a história da internet brasileira está cheia de casos do tipo para contar.

3) Seja polido quando reclamar 

Agora, tantas regras não significam que você deva instaurar uma autocensura perpétua e nunca mais expressar seu ponto de vista. Ao contrário. O cuidado, segundo o especialista, é a maneira como você expressa isso.

“As pessoas precisam de cuidado ao fazer uma crítica”, diz o especialista. “Mesmo que você esteja exaltado, reclame de uma maneira educada”. Afinal, entre outros inúmeros fatores, o mundo dá voltas. E nunca se sabe se o seu próximo destino profissional será exatamente a empresa que você criticou (de forma não polida) nas redes sociais.

4 Não mate o português (nem o inglês ou outro idioma)

O tom da comunicação na internet é, de fato, informal e próxima da linguagem oral. Mas isso não justifica erros crassos de português – ou outro idioma. “No mínimo, mostra que você não se preocupa com isso”, afirma o especialista.

5 Separe o público do privado (e ponto)

Apesar de influenciar sua reputação profissional, rede social é o espaço, sim, para você expressar quem você é – e, cá entre nós, ninguém dança conforme a etiqueta corporativa o tempo todo (e nem deve). Mas, para isso, é essencial traçar um limite claro entre aquilo que é aberto para o grande público e o que deve estar restrito às pessoas de seu círculo social mais íntimo.

Com informações de Exame

0 comentários:

Postar um comentário