quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Muitos de nós já caímos na besteira de pensar que "vinho bom é vinho caro". Se a sinceridade bater, até admitiremos que pelo o menos uma vez na vida, já tomamos um exemplar só pelo custo da embalagem e pelo fato de ser "brut" e "brut é bom  e tá sendo servido num ambiente mais requintado e por isso deve ser REALMENTE BOM!" -  Enganam-se, meus amigos! E já explico.



Beber vinho é "beber com atenção", reparar cheiros, untuosidade e cor. Nada mais lindo que a cor de um vinho semillon! Além de docinho, tem essa coloração dourada magnífica e junto da malvásia bianca deixam o aroma de frutas secas super evidente. Esses detalhes serão tratados mais adiante depois de falarmos sobre a vinificação em si.


O Aurora Colheita Tardia é um falso "late haverst",que consiste na fabricação de vinhos - a maioria de sobremesa - feitos com uvas que são deixadas na parreira ainda algumas semanas após a colheita, perdendo água e ganhando açúcar, processo conhecido como "podridão nobre". O resultado-padrão desse experimento é criar vinhos muito, muito doces, com tonalidades de flores silvestres, frutas secas e até de pão doce. Ou seja, verdadeiras delícias... Os exemplos mais conhecidos são os vinhos de Sauternes, na França. 

O Aurora Colheita Tardia (custa em média R$ 18,00 - R$25) é composto de Semillon e Malvasia Bianca, uma uva muito utilizada na fabricação de vinhos aromáticos - e que deve ser a responsável pelo aroma forte de fruta seca boa do Aurora. "Deve", porque nem o rótulo, nem nenhum informe oficial do fabricante, dizem qual é a proporção utilizada de uma e outra uva. Até aí nada horrível, exceto a falta de transparência, afinal não há regulamentação sobre esse tipo de vinho no Brasil, diz  Tadeu Carmonam sommelier.


Ao abrir a garrafa, o olfato é invadido por odor de flores do campo nectarizadas. A primeira prova é algo ridiculamente doce, sendo que, na prova seguinte, o paladar se adequa e você se aproveita da beleza do líquido de tons dourados e âmbar (resultado do uso da Semillon) tem a oferecer. (Não devemos esquecer, todos os vinhos necessitam de alguns minutos para respirar!) - Experimente tomar em uma bela taça varanda em que bate o sol e encante-se com os reflexos dourados.

Na boca, o vinho é  aveludadíssimo! Harmoniza bem até a sobremesa mais doce. Muito doce com muito doce? Sim, e com resultados sensoriais inigualáveis!

Aurora Colheita Tardia é um vinho de personalidade. Gelado, ou em temperatura ambiente, serve e sem deixar ninguém insatisfeito, com seus 500 ml de doçura. Espero que vocês provem e comentem e se já tiverem degustado, podem contar como foi! Adorarei trocar notas com vocês!

Bonsoir!

0 comentários:

Postar um comentário