sexta-feira, 12 de abril de 2013



Por que não aproveitar o espaço da uma caixa de correio para trocar conhecimento com seus vizinhos? Essa é a ideia por trás do projeto Little Free Library, que começou nos Estados Unidos e já se espalhou pela Europa, África, Ásia, Oceania e América Central. Basta instalar na sua rua uma caixa de correio de tamanho adequado para abrigar alguns livros e começar a promover o novo espaço comunitário, onde qualquer um pode pegar um livro e devolvê-lo depois de lido.

O site do projeto oferece um plano sobre como montar uma unidade de Little Free Library e vende modelos já fabricados. Para rechear uma pequena biblioteca gratuita, quanto mais pessoas contribuir, melhor. A ideia não é doar qualquer obra, mas aquela que você gostou de ler e recomenda para seus vizinhos. “Esta é uma coleção com curadoria cuidadosa e a livraria em si é uma peça de arte da vizinhança”, dizem os criadores da iniciativa, Todd Bol e Rick Brooks, em seu site. Nesta galeria de imagens, é possível ver como elas são criativas.

É claro que colocar um objeto em via pública exige cuidados. Como cada cidade tem suas próprias regras – e um pedido de autorização pode demorar muito para ser aprovado -, o projeto dá algumas dicas sobre como encontrar a melhor estratégia para instalar uma biblioteca. Uma delas é escolher um canto de alguma propriedade privada de um vizinho disposto a promover a iniciativa.


Para tornar uma Little Free Library oficial, os adeptos devem registrar sua unidade para receber a placa padrão do projeto – o serviço é pago. O código que acompanha a placa é a senha para mapear aquela unidade e torná-la mais visível a outras pessoas. No mapa mundi das minis bibliotecas gratuitas é possível ver que o Brasil ainda não aderiu a essa iniciativa. Alguém se anima?

Com informações de Marina Franco (Blog)

0 comentários:

Postar um comentário