terça-feira, 23 de abril de 2013



Afinal, o mundo cor-de-rosa da Barbie não é assim tão rosa como aparenta. Na visão da fotógrafa canadiana Dina Goldstein, o dia-a-dia do famoso casal da Mattel é dominado por dúvidas, ciúmes e vícios. O seu projecto "In the dollhouse" questiona a relação conjugal perfeita criada no imaginário de sucessivas gerações.



Tem mais de cinquenta anos, mas continua com a mesma aparência da juventude. A Barbie, a boneca mais famosa do Mundo, foi criada por Ruth Handler e Elliot Handler em homenagem à filha de ambos, Bárbara. O casal inspirou-se precisamente nas suas bonecas para criar a Barbie. Apenas dois anos depois, chegou o namorado Ken. Se sozinha a Barbie já representava a imagem da perfeição, juntos passaram a ser protagonistas de um verdadeiro conto de fadas que encanta gerações atrás de gerações.


Porém, nem todos têm a mesma visão sobre este mundo cor-de-rosa. Exemplo disso é a fotógrafa canadiana Dina Goldstein. No seu mais recente projecto “In the dollhouse”, a autora desmistifica a história feliz do casal da Mattel: ao longo de dez imagens fotográficas, vai retratando o seu trágico dia-a-dia conjugal.



Utilizando cenários idênticos aos das casas de bonecas e dois modelos de carne e osso, Dina transforma a Barbie numa personagem dominada por angústias, medos e vícios. Ou seja, aquilo que possivelmente sentiria, se fosse humana. Sob esta objectiva realista, aborda também a sua relação com Ken. Barbie vive um casamento infeliz, questiona-se sobre a sexualidade do marido e tenta esquecer os problemas refugiando-se no álcool.


Em 2009, a fotógrafa já havia realizado outro projecto explorando esta versão dos contos de fadas. Em “Fallen Princesses” as princesas da Disney têm, tal como a Barbie, dramas reais. Em ambos, é retratado o cruel “não viveram felizes para sempre” - não contado nas histórias infantis. Em ambos, é questionada a promessa da eterna felicidade.


Atualmente, Dina trabalha para diversas revistas e agências publicitárias. Conheça mais trabalhos da artista no seu website.

Fotos por: Dina Golstein
Fonte: Obvious


0 comentários:

Postar um comentário