terça-feira, 26 de março de 2013

Posted by Unknown | File under : , , , ,


A gente foge dos spoilers, mas olha só: eles são amiguinhos. É o que dizem pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que colocaram voluntários para ler histórias curtas em três versões: no formato original, com um prefácio de spoilers assumidos ou com esse mesmo trecho inserido no meio do texto, como se fizesse parte da história. Eis que o pessoal que leu as versões com spoilers demonstrou gostar mais das obras – mesmo quando o caso era, por exemplo, descobrir logo de cara o assassino de um mistério da Agatha Christie.

Dá uma olhada no gráfico abaixo, roubado lá do site da universidade. As colunas indicam o quanto os voluntários curtiram o que leram. Em branco, sem spoilers; em preto, com.


Por quê? Os pesquisadores jogam algumas possibilidades – entre elas, que a trama é superestimada na literatura. “O enredo é quase irrelevante. O verdadeiro prazer está no estilo da escrita”, dizem. Outra possível explicação é que dá menos trabalho ler uma história com spoilers. “É possível que, uma vez que você saiba qual o final, seja cognitivamente mais fácil e confortável entender a história”, explicam.

Com informações de Super Interessante

Post dedicado a todos da Mauna Comunicação, especialmente a Morsa que se estressa com os spoilers! *risos*

0 comentários:

Postar um comentário