quarta-feira, 5 de dezembro de 2012




O maior desejo de toda marca, é ser reconhecida e pra isso necessita fortalecer o relacionamento com o cliente, fazendo com que o mesmo, retorne ao seu estabelecimento e recomende o produto ou serviço, como sendo seu preferido. Para conquistar e fidelizar o consumidor, não pode apenas limitar-se à venda de produtos de qualidade, e sim oferecer aquilo que de fato, o cliente quer e precisa: reconhecimento e que a sua presença seja notada e valorizada.

Para saber o que o cliente busca, é preciso saber o que fazer para atender às suas expectativas, investir em estratégias e ferramentas que levem o empreendedor a descobrir quais as necessidades e os anseios do seu público-alvo.

Neste ponto, o ambiente das redes sociais se tornou um importante aliado para identificar as demandas de seus clientes, já que, por meio dele, as empresas conseguem ter acesso a bancos de dados sobre seus consumidores, ampliando as possibilidades de conhecerem seus clientes e segmentarem serviços e produtos, conforme as demandas específicas de cada um.

As estratégias mais comuns são:

1. Conheça seu cliente
Esta é a regra de ouro para quem quer fidelizar. Além dos bancos de dado e cadastro, registre os contatos feitos pelo cliente. Procure também explorar mais informações sobre o seu perfil através de formulários mais completos -  Ofereça algum brinde ou promova um sorteio para premiar o cliente pelo esforço extra. Com estas informações em mãos, você pode estabelecer um canal de comunicação com seu público-alvo, oferecendo produtos, serviços e promoções de maneira personalizada.


2. Estabeleça um relacionamento
Seja no  mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. Oriente os operadores dos caixas a perguntarem se faltou algum produto e se ele foi bem atendido na loja, por exemplo. Pela internet, agradeça a vinda dele ao seu estabelecimento e também peça uma avaliação.


3. Faça das novidades um novo contato
Pelas redes sociais ou e-mail, divulgue novidades que possam interessar aos seus consumidores. Procure identificar os clientes que são formadores de opinião e têm redes de contatos significativas - se bem trabalhados, eles poderão se tornar seus melhores aliados.




4. Pesquisa de satisfação on-line
Por meio de pesquisas pela internet, é possível levantar opiniões, sugestões e reclamações sobre seus produtos e serviços, e até informações específicas sobre o que o cliente espera da empresa em termos de qualidade, preço, atendimento, etc. Se seu cliente preencher seu cadastro on-line, aproveite para identificar se ele tem interesse em receber pesquisas de satisfação por e-mail – este dado é importante para evitar que esta estratégia seja um tiro no pé.


5.Envolva o seu público nas redes
As páginas empresariais nas redes sociais devem servir para criar um diálogo entre o negócio e o seu público-alvo. Isso permite uma interação e aproximação entre as partes. Para que esse envolvimento seja bem-sucedido, é interessante descobrir o perfil dessa comunidade na rede e como os seus membros querem se comunicar.


Hoje, tive um exemplo muito feliz de como conquistar um cliente com o The Burguers on the table. Logo no início desse blog, fui com alguns amigos até a franquia localizada na Avenida Washington Soares, 3609, e escrevi sobre minha experiência na lanchonete (Leia na íntegra aqui.). Conversando com o simpático analista de mídias da empresa, a equipe de marketing do lugar me presenteou com uma cortesia para, nas palavras do webwriter, "me encantar mais uma vez com o lugar". Nem preciso dizer que gamei, né?



Nem preciso dizer que gamei, né? Só lembrando que esta semana, The Burguers on the table ganhou indicação de destaque gastronômico da cidade de Fortaleza, pela revista Veja Comer & Beber. Super merecido! (E nem é só por que eu ganhei a cortesia! haha!)

Por hoje é só! Críticas construtivas, sugestões de tópicos, comentários são sempre bem vindos!

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