terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Boneco Lego com roupas e cabelo imitando a clássica foto de Che Guevara, 1960
“Classics in Lego” é sem dúvida uma série fotográfica de cativante. A principal razão disso é que ela combina dois elementos infalíveis da cultura pop: fotografias clássicas e Lego. Mas o trabalho não teria recebido tanto destaque se não fosse o talento de Mike Stimpson, o fotógrafo britânico por trás das câmeras. É ele quem constrói os cenários a partir do brinquedo-sensação, recriando imagens icônicas de personagens e momentos marcantes da história mundial.

Lego representando a viagem do homem à lua, 1969
Um dos aspectos mais legais do trabalho de Stimpson é que ele conta e mostra os bastidores de cada retrato. A recriação da fotografia “Almoço no Topo do Arranha-Céu”, por exemplo, foi registrada com uma Nikon D200, com a iluminação principal feita por um flash SB-28, a 1/64 de potência, e a luz de fundo produzida por um SB-24, a 1/16 de potência, com o auxílio de uma folha de papel branca para aumentar ainda mais a claridade.

Reconstrução da fotografia "Almoço no aranha-céu", de 1932
No Flickr, o álbum "Clássicos em Lego"‘, em tradução livre, já passa de 1,3 milhão de visualizações. As criativas adaptações também podem ser vistas no site de Stimpson e na página do fotógrafo do Facebook, onde ele conta com mais de seis mil assinantes.

Yoko Ono e John Lennon, protesto pela paz
Por causa do sucesso, o projeto já foi publicado em várias revistas dentro e fora do Reino Unido, além de ter sido divulgado pela rede de televisão britânica BBC. “Meu trabalho já recebeu destaque em revistas de todo o mundo, que abordam temas tão diversos como cultura política alemã ou negócios brasileiros”, orgulha-se o artista em sua página.

Apesar do reconhecimento na área, Stimpson, que é fã dos renomados fotógrafos Ansel Adams e Henri Cartier-Bresson, não se dedica em tempo integral à arte. Essa é uma ocupação noturna de Mike, que durante o dia é programador de computadores.

Com informações de Tech Tudo

0 comentários:

Postar um comentário